. . .

sexta-feira, 10 de março de 2017

Boca de Bala

Maldito diário,

Ontem fui profundamente magoada.. e em dobro: primeiro por escutar que "pessoas têm depressão porque quer" e depois pelo fato de que estas e outras palavras do tipo ter vindo de uma pessoa que gosto muito, desde pequena. e sei que é recíproco.
Estar magoada é bem diferente de estar com raiva. 
Afinal, a decepção nunca vem de fora, de desconhecidos.. é sempre vinda de alguém que temos um bem querer. Isso chega a ser aterrorizante.

Isso é um ponto primordial do momento que atravessa a minha vida: o julgamento.

Eu não sei exatamente o que faz uma pessoa chegar para outra, na frente de todos, e dizer certas coisas sem medir as palavras, dizer que são pessoas fracas e que não têm deus. Por que isso? Pra quê?
No que que isso vai ajudar?

De tanto me perguntar, e tentar me colocar no lugar de pessoas com esse pensamento tão pequeno e ignorante poderia pensar: Será que elas acham que a pessoa que sobre desse mal vai chegar no espelho e dizer "É mesmo, eu sou fraca, derrotada e agora vou pra igreja.. vou dizer abracadabra e tudo de ruim irá desaparecer num piscar de olhos..."
Será mesmo que acham que estas palavras irão ajudar em algo? Acho que tenho experiência o suficiente para que dizer que NÃO.. NÃO e NÃO! Isso só me faz sentir mais e mais culpa, desespero, tristeza e vontade de sumir naquele exato instante, sem discutir.. sem dizer mais nenhuma palavra.

Há uma banalização sobre assuntos como, depressão, suicídio, ataque do pânico, enfim, temas sobre doenças psíquicas. Essa banalização é encontrada na mídia e, principalmente, nas redes sociais.  As pessoas fazem confusão com os assuntos e acabam soltando besteira na rede, atingindo, talvez, quem ela menos esperam.
Essa questão demonstra que, na vida, existem males maiores do que a própria morte. Por isso, o suicídio é uma visto como a melhor saída.
Eu não converso sobre a minha vida pessoal, meus problemas, minhas angústias e frustrações. Mas, quando o desespero é tanto, solto uma coisa ou outra para quem eu confio. Desta vez, comentei algo que não devia a pessoa errada. Talvez ela não tenha feito por mal, mas acredito que foi indiscreta por aí, e isso me prejudica.



Esta semana eu estive péssima. Na verdade, dizer "esta semana" é meio complicado, porque, como dizem por aí, a vida é feita de momento.. e a minha é, literalmente, isso mesmo.
Infelizmente, a ignorância pode acabar se tornando um dedo no gatilho em forma de palavras. Passei por uma situação decepcionante ontem, mas tive que tentar manter a firmeza, quando na verdade me senti desolada.



Agora elencarei algumas das frases mais comuns (e pesadas) quando a discussão se trata de suicídio e depressão:



1. "Isso é coisa de gente fraca!"
2. "Isso é falta de deus!"
3. "Isso é falta de rola!"
4. "Veja quanta gente em leito de hospital querendo viver e você boazinha de saúde querendo morrer."
5. "Quer morrer? Corta logo esse pescoço!"
6. "Não fará falta alguma."
7. "Já vai tarde."
8. "Só quer chamar a atenção."
9. Será esquecida em poucos dias."
10. Ninguém se importa."


OBS: Palavras de estímulos para o ato suicidas.
OBS 2: Induzir
ao suicídio é crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário