. . .

quarta-feira, 29 de março de 2017

Pessoas Tóxicas


Maldito diário,

Existem pessoas tóxicas por onde quer que passamos. Elas estão por toda parte mesmo.
Sugam o nosso tempo, a nossa paciência, nos tiram a paz, a tranquilidade, e, como quem não quer nada, atrapalham as nossas metas e conquistas.
Esses seres sugam a minha energia, minha disposição, meu restinho de humor... conseguem até mudar a forma de ver o mundo, me fazendo desacreditar na humanidade.


Esse tipo de gente têm o poder de interferir na minha vida, uma vez que tenho evitado sair de dentro do meu quarto, a fim de não ver ninguém. O problema é que todos os dias vou para a faculdade, e é impossível não ficar deprimida num ambiente em que há muita gente, com tantos pensamentos distintos. Não é que eu não saiba de lidar com pessoas de pensamentos completamente diferentes dos meus, mas é que eu estou realmente saturada de tudo isso, e a questão está nos pontos que estou apresentando nesta minha linha de raciocínio e nos efeitos negativos delas na minha vida.



Quero deixar registrado uma pequena lista dos mais prejudiciais:



O Egocêntrico

É aquele poço de orgulho e arrogância, sempre cheios de si mesmo, acreditando ser melhor que todo mundo, que é um ser supremo e superior a todos ao seu redor. Não respeita as pessoas, pelo contrário, intimida, humilha e menospreza, atingindo diretamente a nossa autoestima, comprometendo o nosso desenvolvimento pessoal. Este ser acha que tudo gira em torno do seu umbigo e que todos tem inteja dele. Às vezes é bom tentar manter distância e ignorar o papo negativo para evitar que seu discurso desdenhoso interfira nos nossos objetivos.




O Invejoso

Esse tipo de pessoa demonstra muito mais interesse nas nossas derrotas e decepções do que em nossas vitórias. Ignora as conquistas que alcançamos com tanto esforço, como ele mesmo sabe, por ser de dentro do ciclo de amizade. Só elas merecem todo o sucesso na vida. Embora façamos o máximo possível para que elas se sintam parte da nossa vitória, elas preferem nos fazer se sentir mal, e acabar com a nossa alegria.



O Pretensioso

Esse ser só age como amigo quando é confortável. É aquele tipo que só "aparece" quando lhe convém, mas quando precisamos da sua ajuda, ele foge. É aquele que quando precisamos simplesmente desabafar, ele sequer nos ouve. Por vezes, podem parecer benéficos, mas não, ele só nos apoia nas situações em que enxergam vantagens para si mesmo.



O Peso

Alguém assim têm uma maneira de distorcer o nosso progresso e nos trazer de volta para velhos hábitos nada produtivos. Ele quer que sejamos a mesma pessoa sempre, que não evoluamos. É aquele pé no freio do nosso progresso pessoal. Às vezes é difícil fazê-lo entender que estamos trilhando um caminho em busca de um rumo certo, que ainda somos a mesma pessoa, apenas mudamos para melhor. Muitas vezes se faz de vítima e pode nos fazer acreditar que estamos errados, agindo de forma bem persuasiva, fazendo chantagem emocional dramático.



O Juiz

Essa criatura é um problema generalizado. Cada palavra, um ataque aos nossos sentimentos. São capazes de abalar as nossas emoções de uma forma tão intensa que tira parte da nossa energia vital. Nada é bom o suficiente, tudo é motivo para crítica, e críticas destrutivas, ao invés de construtivas. Naturalmente repreendem nossas atitudes positivas, quando poderia admirá-las. Não sabem o que é agradecer ou parabenizar. É um péssimo comunicador pelo simples fato de que não sabe ouvir. Ele não faz a mínima questão de conhecer os dois lados da história antes de julgar qualquer situação.



O Manipulador

Quem é manipulador por natureza precisa saber que estamos em suas mãos e que precisamos dele. É aquele tipo de criatura maliciosa e controladora, que age com desonestidade para conseguir o que deseja. Costuma alterar histórias e fazer de tudo para distorcer a realidade e afetar nosso comportamento para se encaixar nos caprichos dela.



O Mentiroso

Mentir é algo comum no dia-a-dia, porém, são aquelas mentirinhas clássicas e rotineiras, nada que interfira, faça mal ou vá prejudicar alguém. No entanto, as pessoas que mentem com frequência, como que por impulso, podem nos causar danos catastróficos porque, para uma boa convivência, é essencial que nos cerquemos de pessoas confiáveis, e não mentirosas obsessivas compulsivas. Se faz de vítima e não é responsável. Assim como as que gostam de julgar, são ótimas em apontar o dedo para os outros, mas não são capazes de reconhecer que cometeram um erro.




O Fofoqueiro

São as línguas venenosas. Esse tipo de gentalha costuma se reproduzir mais rápido que coelho: em qualquer lugar vai ter uma pessoa que passa o tempo falando da vida dos outros, e aonde ela estiver, sempre vai ter outra da mesma laia para fofocar. É uma pessoa insegura, sem amor próprio, sem caráter e sem bom senso. Sua arma é a língua, que usa unicamente para distorcer, aumentar e inventar as informações.
Ela quer ser aceita, ser reconhecida, e a maneira que encontra é viver de "leva e trás", como se a fofoca fosse a única maneira de conseguir a atenção de alguém.
O que devemos saber é que, se uma pessoa fala mal dos outros para nós, ela fala mal de nós para os outros também, porque isso é da natureza dele, é o seu eu. Nossa atitude tem que ser uma: não entrar no jogo e não se misturar com essa gentalha.

Depressão e confusão

Maldito diário,


Cercada de mitos, preconceitos e dúvidas, a depressão é uma condição séria que nem sempre é rapidamente diagnosticada, nem mesmo por médicos e especialistas. Estima-se que em até 50% dos casos doença é confundida com outro problema de saúde e vice-versa.

Doenças que são confundidas com depressão




Hipotireoidismo:
quando desregulada, a glândula da tireoide promove uma verdadeira bagunça no organismo, gerando sintomas que podem ser confundidos com depressão, como cansaço excessivo, ganho de peso, falhas de memória, entre outros.

Parkinson:
antes dos típicos tremores aparecem, a doença dá seus primeiros sinais com sintomas semelhantes ao da depressão, como falha de memória, problemas em manter a concentração, distúrbios de sono e apetite, além de baixa na autoestima.

Diabetes tipo 2:
a doença pode ser confundida com depressão por sintomas como irritabilidade e fadiga. As condições, porém, podem caminhar juntas em muitos casos. Pessoas que sofrem de depressão também podem ser mais propensas a ter diabetes e vice-versa, de acordo com estudos.

Tumores: determinados tumores também podem gerar sintomas semelhantes aos de casos de depressão, dependendo de sua localização no corpo. Se aparecem no sistema nervoso central, por exemplo, podem produzir hormônios que causam distúrbios que se confundem com os da depressão.



Um brinde à sua mente fechada


Maldito diário,

Eu pareço contraditória, irônica, sarcástica...?
.
.
Então, serei assim pra você até que conheça a minha verdadeira essência.. até que se interesse, que se importe... enquanto isso, um brinde às interrogações que ofuscam sua mente fechada.










27/09/12 05:43


Mente doente

Maldito diário,


Apenas mais um desabafinho... 



Sempre estarei disposta a fugir.. não tente me segurar pela mão, tá errado, segure-me de outra forma, só não me venha pedir que eu diga como, para eu te ensinar a ser o que eu quero seja por si só.. naturalmente...

E se ainda assim eu tentar fugir, continue, é sinal de que está funcionando...
Vai ver, não quero realmente fugir.. tudo isso parece ser tão novo pra mim, só parece.

Acho que você poderia ser minha saída, meu refugio, a solução da minha mente doente...
Ah, deixa pra lá.. minhas palavras não são pra qualquer um.
Nem todos verão sentido nelas, tão quanto observar os pássaros cavalgando, os peixes se afogando e a lua colorindo o céu ao meio dia...

Enfim, estou eu aqui novamente, prazer!




de 27/09/12 06:56

Vestido branco empoeirado

Maldito diário,

Quero deixar um textinho de uns 4 anos atrás...



***Vou fugir do tal amor até o último instante..



A ausência do fogo em seu coração me afastou de você
Léguas de distancia, um passo após o outro, vou correndo desta terra de agonias..

Minha respiração ofega, batimentos enfraquecem, lágrimas percorrem meu rosto até morrer no decote de meu vestido branco empoeirado..

Não olho pra trás, não posso me perder neste mórbido deserto novamente..


Para onde ir?
Esse é o mistério.







27/09/12 07:30

Relíquias Sentimentais

Maldito diário,


Eu já xinguei..
me descontrolei..
desconfiei..
menti sem necessidade..
já sorri quando queria simplesmente desabar e fiz chorar quando poderia ter evitado..
Já deixei pra lá..
fugi..
me lamentei por puro drama...

Enfim, o que importa o passado?!..
Não somos museus de relíquias sentimentais.










27/09/12 07:47

segunda-feira, 27 de março de 2017

Vivendo fora do ritmo

Maldito diário,

Eu vejo tanta coisa desagradável ao meu redor. No momento, o ambiente universitário é o "laboratório de observação", já que não tenho saído muito de casa ultimamente.

Fora do meu quarto me sinto estranha, fora do ritmo. Não consigo me enturmar com o grupo da sala ou do estágio, pelo menos como deveria ser. Vejo todos conversando e se relacionando de maneira amigável e descontraída, com assuntos que os interessam.
Eu não sei, ao certo, o que há de errado comigo, mas me sinto muito diferente de toda essa "normalidade" que me rodeia.




Acredito que as pessoas poderiam ser bem melhores se parassem para pensar nas suas próprias atitudes.. se refletissem durante alguns minutos.. pedissem mais desculpas sinceras e procurassem não errar novamente e deixasse de lado todo o orgulho e mania de grandeza.

¬¬'



De Rosa para Rosa

Para você, com todo o meu carinho e um pouco de perfume..





Leve consigo também, o doce sussurro da madrugada, que quebra o silencio proporcionado por nossos olhares expressivos que esta noite nos trouxe..

Mal se despedes de mim, e meu peito já arde em saudades.

domingo, 19 de março de 2017

O lado positovo do Egocentrismo. E tem?

Maldito diário,

Eu pergunto... Qual o lado positivo do Egocentrismo?

Na minha concepção, NENHUM! ZERO! NÃO HÁ! NOM ECXISTI!
Acho que o mundo seria menos pior se as pessoas fossem mais empáticas.

As pessoas estão tão preocupadas com o seu reflexo no espelho ou nas postagens das redes sociais, que não podem tirar 1 minuto e meio para buscar informações à respeito de assuntos sérios.. Estão muito ocupadas com as futilidades modernas para tentar ajudar uma amiga, nem que seja na parte de ficar de boca calada quando não tem nada de produtivo para falar. Preferem piorar a situação com suas conversas e frases prontas envolvendo suas crenças, que eu estou realmente cansada de ouvir.

O que custa parar por dois minutos e prestar a atenção nos vídeos em que profissionais, que passam a vida estudando, falam como lidar com algumas situações complicadas, como expressas nos vídeos à seguintes:



 



terça-feira, 14 de março de 2017

Semana de prova anunciando a minha cova

Maldito diário,

Hoje eu estou naqueles dias em que eu não quero nada com a vida.

Sinceramente, quando eu pego esses problemas de Pesquisa Operacional pra estudar pra prova daqui a uns 2 dias, me dá uma vontade de morrer.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Forever alone


Maldito diário, 

Hoje eu estou me sentindo assim . . . 


domingo, 12 de março de 2017

Argo, Alligator e a Prova da Cagepa - 12/03/2017

Maldito diário,

Hoje eu fiz a prova de seleção de estagiário da CAGEPA e estou tentando lembrar das questões para saber o que errei, já que não podemos trazer o caderno para, mas o meu querido déficit de atenção e memória não está ajudando.


Foi difícil sair da cama, dos braços do meu amor, com aquele maravilhoso friozinho e barulho de chuva e trovoadas.. mas, as decepções de ir mal na prova não se criam sozinhas, né?!
Então, lá fui eu.. subi na Argo (nome carinhoso da minha moto) e saí, desbravando as ruas da cidade e pensando... "poxa, acho que tem um pouco de pista na água".. era tanta água caindo e no meio da rua que eu já tava até com medo que aparecesse o Alligator e roubasse meu lanche.

Enfim, cheguei no local de prova às 7:30 da madrugada, toda molhada, pingando.. a sala com o ar condicionado imitando um Iglu.. a cabeça cheia de preocupação... e ainda tem gente que me chama de dramática.. ah, tá me achando com cara de hipérbole?! Mas pelo menos eu estou correndo atrás, mesmo com todas as dificuldades, crises existenciais e nenhum incentivo ou apoio familiar.

  

Só quero deixar registrado mais uma frustração frustrante na vida (pleonasmo).. amanhã eu vejo o resultado.. nesse horário de luz natural do Pacífico.

sábado, 11 de março de 2017

HALT - P A R E !

Maldito diário,

Viajando pelos confins do google, encontrei uma técnica simples, um acrônimo para lidar com pensamentos suicidas.






Hungry: Fome 
Angry: Raiva
Lonely: Solidão
Tired: Cansaço


Quando um dos quatro elementos é resolvido, desestabiliza todo o estado emocional propenso a cometer o ato em momento de desespero. 


Como não sou profissional, muito pelo contrário, estou na outra ponta da corda, minha saída seria Saciar a Fome, porque a Raiva passa, mas as mágoas causada por ela, ficam martelando na minha cabeça. A solidão já está em mim mesmo quando estou acompanhada, e isso não é culpa de ninguém, apenas minha. E o cansaço, bem, este é o mais presente e o mais forte de todos. Tanto física, quando mentalmente, estou sempre disposta a desistir, ficar na cama, sumir, dormir por um longo tempo. E quando eu não consigo levantar para e à faculdade e o estágio, me sinto ainda pior, muito pior.


A Técnica HALT |  PAUSA

Suicídio no ponto de vista Filosófico

Maldito diário,

Hoje eu resolvi deixar algumas citações filosóficas sobre suicídio:

"Tal como um soldado de sentinela não poderia deixar seu posto, também o homem não poderia fazê-lo, porque o corpo era propriedade dos deuses."
[Sócrates]

"Suicídio é apenas uma alternativa em situações extremas."
[Platão]

"É um ato de irresponsabilidade social."
[Aristóteles]

"Todos os homens procuram a felicidade, inclusive os que se enforcam."
[Pascal]

"Suicídio é um roubo do gênero humano."
[Rousseau]

"Não é que o suicídio seja uma loucura, mas, em geral, não é no excesso de razão que nos matamos."
[Voltaire]

"Existe apenas uma única questão filosófica realmente séria: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida significa responder a questão fundamental da filosofia."
[Albert Camus, século XX]

sexta-feira, 10 de março de 2017

Boca de Bala

Maldito diário,

Ontem fui profundamente magoada.. e em dobro: primeiro por escutar que "pessoas têm depressão porque quer" e depois pelo fato de que estas e outras palavras do tipo ter vindo de uma pessoa que gosto muito, desde pequena. e sei que é recíproco.
Estar magoada é bem diferente de estar com raiva. 
Afinal, a decepção nunca vem de fora, de desconhecidos.. é sempre vinda de alguém que temos um bem querer. Isso chega a ser aterrorizante.

Isso é um ponto primordial do momento que atravessa a minha vida: o julgamento.

Eu não sei exatamente o que faz uma pessoa chegar para outra, na frente de todos, e dizer certas coisas sem medir as palavras, dizer que são pessoas fracas e que não têm deus. Por que isso? Pra quê?
No que que isso vai ajudar?

De tanto me perguntar, e tentar me colocar no lugar de pessoas com esse pensamento tão pequeno e ignorante poderia pensar: Será que elas acham que a pessoa que sobre desse mal vai chegar no espelho e dizer "É mesmo, eu sou fraca, derrotada e agora vou pra igreja.. vou dizer abracadabra e tudo de ruim irá desaparecer num piscar de olhos..."
Será mesmo que acham que estas palavras irão ajudar em algo? Acho que tenho experiência o suficiente para que dizer que NÃO.. NÃO e NÃO! Isso só me faz sentir mais e mais culpa, desespero, tristeza e vontade de sumir naquele exato instante, sem discutir.. sem dizer mais nenhuma palavra.

Há uma banalização sobre assuntos como, depressão, suicídio, ataque do pânico, enfim, temas sobre doenças psíquicas. Essa banalização é encontrada na mídia e, principalmente, nas redes sociais.  As pessoas fazem confusão com os assuntos e acabam soltando besteira na rede, atingindo, talvez, quem ela menos esperam.
Essa questão demonstra que, na vida, existem males maiores do que a própria morte. Por isso, o suicídio é uma visto como a melhor saída.
Eu não converso sobre a minha vida pessoal, meus problemas, minhas angústias e frustrações. Mas, quando o desespero é tanto, solto uma coisa ou outra para quem eu confio. Desta vez, comentei algo que não devia a pessoa errada. Talvez ela não tenha feito por mal, mas acredito que foi indiscreta por aí, e isso me prejudica.



Esta semana eu estive péssima. Na verdade, dizer "esta semana" é meio complicado, porque, como dizem por aí, a vida é feita de momento.. e a minha é, literalmente, isso mesmo.
Infelizmente, a ignorância pode acabar se tornando um dedo no gatilho em forma de palavras. Passei por uma situação decepcionante ontem, mas tive que tentar manter a firmeza, quando na verdade me senti desolada.



Agora elencarei algumas das frases mais comuns (e pesadas) quando a discussão se trata de suicídio e depressão:



1. "Isso é coisa de gente fraca!"
2. "Isso é falta de deus!"
3. "Isso é falta de rola!"
4. "Veja quanta gente em leito de hospital querendo viver e você boazinha de saúde querendo morrer."
5. "Quer morrer? Corta logo esse pescoço!"
6. "Não fará falta alguma."
7. "Já vai tarde."
8. "Só quer chamar a atenção."
9. Será esquecida em poucos dias."
10. Ninguém se importa."


OBS: Palavras de estímulos para o ato suicidas.
OBS 2: Induzir
ao suicídio é crime.

Ombro Inimigo


Maldito diário,

Eu tenho sorte de ter Amigos.
Apesar de me sentir só, isolada do universo, ainda sei que tem gente que gosta de mim, hoje são poucos, porém, verdadeiros, e isso é tão bom... mas ainda assim não é o suficiente para distorcer a realidade da caminhada que estou a percorrer.

Mas nem sempre foi assim. Em toda a minha vida, sempre estive rodeada de amigos, amigos esses que eu não sabia dividir em categorias, pois, minha imaturidade não me deixava enxergar a diferença entre colegas, "amigos" de farra e Amigos de ombro.



Você percebe que a Amizade é verdadeira quando você xinga a pessoa e ela ficar rindo. 
Amigo é aquele que pergunta como você está, não por educação, mas porque se preocupa com você...
Aquele que puxa e tua orelha e briga contigo quando você está merecendo, e não aquele que finge estar tudo bem e que está ao seu lado, quando na verdade sai por aí espalhando os seus problemas que você a ele confiou, te julgando e plantando a discórdia.


AMIGO é aquele que fica ao seu lado enquanto todos estão te julgando...



sábado, 4 de março de 2017

1¬¬ Maldito diário,

O que fazer quando o remédio não faz mais efeito, a cabeça não pensa direito e aquela velha mortalha não te serve mais?!